top of page

Soluções de Negócio emTempo Real: Casos de uso



Precificação de Ativos


Precificação de Ativos é o caso de uso mais comum dentre as Soluções de Negócio em Tempo Real. Receber dezenas ou até centenas de milhares de informações por segundo e processá-las de forma instantânea para tomada de ação ou gerar um alerta.

Algumas aplicações típicas que temos implementados em clientes como Bancos, Corretoras de Valores e Tesourarias, em tempo real:

  • Cálculo de índices

  • Cálculo de bandas de negociação

  • Geração de curvas de volatilidade de opções

  • Geração de curvas de taxas de juros

  • Precificação de derivativos, como opções, forwards e futuros

  • Precificação de produtos estruturados





Negociação de Câmbio


Operações de câmbio spot ou derivativos de câmbio, como NDF (Non Deliverable Forward), são sensíveis às variações de preço dos pares de moeda negociados entre os agentes financeiros do mercado.

Preços de fechamento de câmbio podem estar defasados em relação ao mercado, ocasionado desde perdas ou redução da margem nas operações até falta de competitividade para preços muito fora do spread dos concorrentes.


Soluções de Negociação de Câmbio em Tempo Real permitem que cada etapa do processo de fechamento de câmbio seja realizado em menos de um milissegundo.


Desde o recebimento do pedido de cotação de câmbio para um par de moedas específico, passando pelas verificações de cadastro e limites de risco do cliente até o cálculo do preço baseado em modelos de precificação e utilização de dados externos de mercado e internos, como mesa de Market Making, toda esta operação é feita em um piscar de olhos.

Da mesma forma, a confirmação da operação pode seguir certas condições estabelecidas na plataforma, como time out, variações aceitáveis nas variáveis de mercado em tempo real, entre outras.


A plataforma pode receber pedidos de cotação e fechamento de operações de câmbio de diversos canais e diferentes tipos de clientes, como corporativos, pessoas físicas ou jurídicas.



Negociação Algorítmica


A Negociação Algorítmica de instrumentos financeiros nos mercados, tanto em bolsa de valores ou mercados eletrônicos spot e balcão, depende do timing, e por vezes, da velocidade de execução para determinada estratégia ou algoritmo de execução de ordens.

Estratégias de arbitragem, como, por exemplo, arbitragem entre mesmo ativo negociado em diferentes mercados ou bolsas e arbitragem entre diferentes classes de ativos, são operações em tempo real e sensíveis à latência de execução das ordens.

Estratégias de execução, como por preço médio do ativo negociado no tempo ou proporcionalmente ao volume financeiro negociado em certo período de tempo, são sensíveis ao timing correto para a compra ou venda do ativo, dependendo de tomada de ação em tempo real baseado em algoritmo de negociação.


A plataforma de Negociação Algorítmica possui três componentes principais:

  • Market Data Manager & Aggregator: subscreve dados de mercado, podendo efetuar agregação de dados ou pré-cálculos, como curvas de juros ou volatilidade de opções

  • Algorithmic Trading Strategies: recebe os dados do Maket Data Manager. Neste componente está a inteligência ou algoritmo para a estratégia ser executada

  • Order Manager: faz o roteamento das ordens entre o mercado eletrônico dos ativos financeiros e o componente Algorithmic Trading Strategies. Ademais faz o controle



 

Alphastream

Av. Sagitário, 138, Torre City, Sl 1001 – 06473-073

Barueri – SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1811, Cj 918 – 01452-165

São Paulo – SP

www.alphastream.com.br



Posts recentes

Ver tudo

O que há de novo e o que muda no StreamBase v10?

Principais Novidades e Mudanças da Plataforma de Processamento de Eventos TIBCO StreamBase Principais novidades StreamBase v10 A plataforma de processamento de eventos complexos TIBCO StreamBase®, em

Downloads

Tutorial de migração de projetos da plataforma TIBCO StreamBase versão 7.x para a versão 10

Soluções de negócios em tempo real - Casos de uso

Principais Novidades e Mudanças da Plataforma de Processamento de Eventos TIBCO StreamBase

bottom of page